Sociedade civil organizada de São Carlos compromete os candidatos à Prefeitura com demandas socioambientais

No evento - “COMPRIMISSOS PARA UMA SÃO CARLOS SOLIDÁRIA, EDUCADORA, INCLUSIVA E SUSTENTÁVEL” - organizado na última sexta-feira, 23.09, as 19h, no Salão de Reuniões da Catedral de São Carlos, por um conjunto de coletivos de entidades da sociedade civil organizada de São Carlos, SP, mais ligadas às temáticas socioambientais, quatro candidaturas à chefia do Executivo Municipal compareceram e assinaram o compromisso de, se eleitos, trabalharem para consecução das propostas apresentadas pelas entidades na presença de pelo menos 180 pessoas.
Dois candidatos não compareceram e Airton Garcia é o único que não se comprometeu com as demanda socioambientais
Estiveram presentes, no evento: o candidato Dante Peixoto do PSOL, o candidato Walcinyr Bragatto da coligação Frente para Reconstruir São Carlos, o candidato Lineu Navarro do PT e a candidata a vice-prefeita Diana Cury, representando Neto Donato da coligação liderada pelo PMDB.
O candidato Paulo Altomani, do PSDB, enviou uma mensagem às 19h07m, informando impossibilidade de comparecer por problemas familiares de última hora e dificuldades de comunicar-se com o candidato a vice para substituí-lo, mas manifestando disposição em assinar todas as cartas-compromisso apresentadas pelas entidades, fato este que será realizado por estes próximos dias.
O único candidato que realmente não compareceu e não enviou qualquer justificativa para a ausência, foi a candidatura liderada pelo PSB, que tem o Sr. Aírton Garcia Ferreira como candidato à Prefeito de São Carlos.
Importante esclarecer que o evento teve sua organização aprovada em consenso com as assessorias de TODAS as candidaturas, no dia 05 de setembro; ocasião em que foram entregues as cartas-compromisso previamente elaboradas para apreciação dos candidatos. Nesta ocasião também foi estabelecido que só o próprio candidato ou seu vice, poderia representá-lo no evento.
OS COLETIVOS E SUAS CARTAS-COMPRIMISSOS
Foram elaboradas, avaliadas e assinadas por todos os candidatos presentes, oito cartas-compromisso sobre sete (07) eixos temáticos: Gestão de Resíduos Sólidos; Economia Solidária, Governança Ambiental, Educação Popular, Agricultura Familiar, Mobilidade Urbana Sustentável e Cultura.
As cartas-compromisso sobre os 7 eixos temáticos, foram elaboradas, respectivamente, pelos seguintes coletivos: Fórum Comunitário de Resíduos; Fórum Municipal de Economia Solidária; Coletivo Sustenta Sanca; Frente para Educação Popular; Frente pela Agricultura Familiar, Movimento Transporte Justo e Movimento Rua é para Todos e Coletivo pela Cultura em São Carlos. O eixo Mobilidade Urbana Sustentável teve duas cartas pelo fato de os dois grupos tratarem de aspectos diferentes e complementares sobre o tema.
Comum, a todas elas, é a necessidade de fortalecer a participação popular na gestão pública por meio, entre outras medidas, do fortalecimento dos Conselhos de políticas públicas e dos fundos sob tutela destes conselhos para que a própria sociedade colabore diretamente na formulação e na implementação de políticas públicas relacionadas aos diferentes temas tratados pelas cartas-compromisso.
Além de manifestarem suas considerações sobre os temas e propostas tratados nas cartas-compromisso e as assinarem publicamente, os candidatos presentes tiveram oportunidade de responder a duas rodadas de perguntas feitas pelos participantes durante o evento. Ao final do evento, receberam mudas de araucárias ou de ipê amarelo.
SUCESSO DO EVENTO E DESDOBRAMENTOS
Para os organizadores o evento foi bem sucedido, por ter reunido a presença, numa sexta-feira à noite, de pelo menos 180 pessoas, e pelo compromisso assumido, pela ampla maioria dos candidatos, com as demandas da sociedade civil organizada são-carlense.
A elaboração das cartas por um conjunto de entidades e a organização do evento mostram que a sociedade civil organizada de São Carlos, particularmente aquelas que se ocupam com as temáticas apresentada no evento “Compromissos para uma São Carlos Solidária, Educadora, Inclusiva e Sustentável” , tem capacidade de luta para trazer conquistas socioambientais para o município de São Carlos, mesmo que, eventual e infelizmente, venha a ganhar as eleições em 02 de outubro, aquele que desmereceu o evento e se recusou a assinar qualquer uma das cartas.
É importante ressaltar que os candidatos podiam assinar quaisquer uma das cartas que julgasse conveniente e, até mesmo, não assinar nenhuma delas e apresentar-se no evento para as devidas justificativas.
O que se espera é que repercutam os resultados dessa iniciativa nestes últimos dias do processo eleitoral e passado este momento já mesmo em outubro, estes coletivos organizados continuem se articulando e fazendo as gestões para que suas propostas sejam implementadas para o bem de nossa terra e da nossa gente são-carlense.
Link para o vídeo do evento:
https://www.youtube.com/watch?v=aPwNyVfcmfA&list=PLVRX3cpeEuGDEqGjVbFIyhLx8zBNBcb6U